Descontos em operações comerciais

Pesquisa 🧐
< Todos os tópicos
Imprimir

Descontos em operações comerciais

A chamada operação de desconto normalmente é realizada quando se conhece o valor futuro de um título (valor nominal, valor de face ou valor de resgate) e se quer determinar o seu valor atual. O desconto deve ser entendido como a diferença entre o valor de resgate de um título e o seu valor presente na data da operação, ou seja: D = VF – VP, em que D representa o valor monetário do desconto, VF o seu valor futuro (valor assumido pelo título na data do seu vencimento) e VP o valor creditado ou pago ao seu titular.

TIPOS DE DESCONTOS
Relacionamos no quadro a seguir, as principais informações a serem observadas para fins de descontos em títulos de crédito.

 

Modalidades

O desconto (abatimento de parte do total a ser pago) pode ser condicional ou incondicional, dependendo ou não do implemento de certa condição.
 

Descontos incondicionais

Aquele concedido independentemente do implemento de qualquer condição.
São parcelas redutoras do preço de venda, em geral constantes do documento fiscal. Trata-se da concessão de determinado percentual de desconto pelo ato de comprar.
 

Descontos condicionais

São aqueles concedidos sob condição, isto é, dependentes da prática de determinado ato por parte do beneficiário. É o chamado desconto financeiro, que tem como objetivo principal estimular o devedor a quitar o débito com antecedência, evitando, dessa forma, transtornos para o credor, especialmente quanto à sua liquidez.
Provisão contábilConsiderando-se que o desconto financeiro é um encargo conhecido e calculável, suportado pela empresa que habitualmente o concede, é razoável, para atendimento ao princípio contábil da prudência e à boa técnica contábil, constituir provisão própria (Provisão para Descontos Financeiros), classificável no Ativo Circulante como conta redutora de “Clientes”.
 

Forma do desconto
condicional

O desconto condicional figura no título de crédito em conformidade com a modalidade e com a natureza da concessão. Assim, tratando-se de duplicata, o desconto condicional deverá ser consignado no próprio título, geralmente em campo destinado a instruções ao banco.
Aspectos observadosDe maneira geral, a concessão de desconto é de livre-arbítrio do vendedor. Pode ser condição de realização da transação ou mesmo uma estratégia de marketing para a realização de negócios em volume superior àquele que seria levado a efeito sem a sua concessão.

 

 Nota
O desconto condicional é despesa financeira de quem o concede e receita financeira daquele que o obtém ( RIR/2018 , arts. 397 e 398)
Próximo Tabela salário minimo até 2021
Índice
Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.